Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Simplice

A vida é simples

Simplice

A vida é simples

A fé nas obras

Ontem numa conversa com o Allan, falamos um pouco sobre as obras. Regra geral, os protestantes acreditam que a salvação (seja lá o que isso for) é adquirida pela fé, e não pelas obras. Por outro lado, os católicos acreditam que a salvação vem pelas obras. E este é um dos pontos de maior conflito teológico entre os dois movimentos.

É interessante notar que os evangélicos, como "bons" protestantes que são, acreditam que a salvação é pela fé. No entanto, alguns deles apenas o são na teoria. Porquê? Coloca-se uma série de condições antes da conversão das pessoas. Primeiro a pessoa tem de deixar de fumar, de beber, de consumir drogas, de prostituir-se, de roubar, e em alguns casos até as mulheres têm de ter o cabelo comprido, usar saias compridas (nada de calças), e por aí vai. No fundo, é uma lista de regras (obras) que as pessoas têm de cumprir antes de se converterem ao cristianismo.

Na teoria, a salvação é pela fé. Na prática, primeiro vêm as obras, para que depois possa vir a fé. Que coisa triste. É verdade que a fé vem acompanhada de obras, mas inverter a coisa é colocar na pessoa um fardo que ninguém pode suportar. Quem é capaz de mudar a sua vida pelas suas próprias forças? Antes é necessário nos entregarmos primeiro a Cristo, e deixar que ele vá limpando a porcaria que há na nossa vida.

8 comentários

Comentar post