Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Simplice

A vida é simples

Simplice

A vida é simples

O Aperitivo do Senhor

"Já não é a Ceia do Senhor. Hoje poderia seria melhor chamada de (...) Aperitivo do Senhor! Desculpem-me, mas dificilmente podemos chamar a um quadradinho de pão e um micro-cálice de vinho de ceia!" (Frank Viola em Rethinking the Wineskin, p.45)

Depois de já ter experimentado a Ceia do Senhor como uma refeição a sério, consigo compreender muito bem este desabafo do Frank Viola. E não é só o tamanho da refeição que foi compactado. Tudo acerca da Ceia do Senhor foi reduzido na igreja moderna, é uma ténue sombra daquilo que deveria ser, daquilo que a igreja do primeiro século experimentou. É impossível experimentar a mesma comunhão, a mesma igualdade, o mesmo significado que a igreja do primeiro século experimentou enquanto comemos um quadradinho de pão ou uma óstia silenciosamente no nosso canto! É como fazer o almoço de Natal sozinho com comida rápida!

Tragam de volta a comida e a mesa! Nós precisamos urgentemente da comunhão, igualdade e significado que vem de partilharmos juntos uma refeição.

3 comentários

Comentar post