Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Simplice

A vida é simples

Simplice

A vida é simples

Mapas no flickr

Ontem o flickr, o famoso site de fotografias, lançou uma nova funcionalidade: A geolocalização das fotos através de mapas. A partir de agora, podemos apontar no mapa onde a foto foi tirada. O único defeito é que o mapa europeu não é ainda muito detalhado, mas esperemos que melhore. Isso pode não dizer muito a muita gente, mas para alguns pessoas faz muita diferença.

Um exemplo fácil de perceber é para quem quer fazer turismo. Agora pode ir a um mapa do flickr, e ver as fotos da zona que pretende visitar. Os monumentos, os locais de interesse, etc. Não sei se isto já existe noutro sítio, mas passa a existir no flickr. Para quem tem um estabelecimento comercial, até o pode fotografar e colocar no mapa, sempre tem publicidade grátis :)

Mas esta funcionalidade tem até uma outra utilidade mais científica, que pode não ser clara a todos. Para grupos do flickr como o Aves em Portugal, Borboletas em Portugal, e Libelinhas em Portugal, a informação da localização de determinadas espécies é preciosa para quem as estiver a estudar. É assim muito mais fácil perceber onde ir para observar uma determinada espécie. Apesar de não ser tão completo como uma contagem de espécies exaustiva, são bons dados indicativos.

Vejam esta foto, como exemplo. No canto inferior direito existe um link que diz "Taken near Cascais, Lisboa (map)". Carreguem em map, e vejam onde a foto foi tirada.

Lang's Short-tailed Blue (Leptotes pirithous)

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.