Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Simplice

A vida é simples

Simplice

A vida é simples

Web 2.0

Web 2.0 é o nome que decidiram dar à nova fase da internet que estamos a viver nos dias de hoje (Não gosto do nome, prefiro Web Social). Já quase tudo o que havia a dizer sobre o assunto foi dito. Mas ainda assim existe um problema: Nem todas as pessoas que trabalham na internet têm a noção completa do que é a Web 2.0. A interpretação que fazem dela tem muito a haver com aquilo que são no dia a dia.

Penso que os programadores, e outros semelhantes, têm a tendência a interpretá-la como AJAX, widgets, webservices, e coisas afins. Apesar de interessantes, a Web 2.0 não se resume a isso. Na realidade, a sua verdadeira essência não está nisso, mas sim no novo aspecto social da internet: Grupos, comentários, relacionamentos, conteúdo criado pelo utilizador (fotos, vídeos, blogs, etc), e tudo com uma simplicidade de utilização que vai ao encontro das necessidades do utilizador.

Qualquer projecto que seja lançado neste momento sem ter isso em conta, está fadado ao fracasso. Pode ter o melhor AJAX, os webservices mais fixes, e tudo o que é widgets. Mas se não tem em conta o aspecto social, está morto à nascença.

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.