Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Simplice

A vida é simples

Simplice

A vida é simples

SPAM de estatísticas

Todos estamos fartos de spam no nosso email, e nos comentários dos nossos blogs. Um spam que raramente é mencionado (talvez por ser menos intrusivo) é o spam nas estatísticas dos sites.

Como é que isso funciona? É simples. Imaginemos que eu acabei de lançar um blog, e não tenho visitas nenhumas, e estou muito triste por causa disso. Pego no Firefox, num plugin que me permita alterar o Referer, como por exemplo o RefControl, altero o referer para o meu blog, e toca de visitar tudo o que é blog.

Porque é que funciona? Todas as pessoas que colocam estatísticas no seu blog gostam de saber de onde as pessoas as visitiam. E sempre que aparece um site novo nas estatísticas, vão logo visitá-lo. Se foram alvo deste tipo de spam, chegam ao site, e não percebem onde está lá o link. Mas o que interessa, para o spammer, é que o site foi visitado, com a potencialidade de a pessoa gostar do site e passar a ser utilizador, e de alguns deles carregarem nas publicidades.

Pessoalmente este tipo de spam não me chateia. Por um lado porque é muito pouco, e por outro lado porque sempre fico a saber quem me visitou, o que pode ser mais interessante do que saber de onde ele veio...

Nota: O meu objectivo com este artigo não é incentivar a que se faça, muito pelo contrário. É sim explicar como acontece este tipo de spam. Muitas pessoas me têm perguntado porque é que aparecem sites que não linkam para eles nas estatísticas.

4 comentários

Comentar post