Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Simplice

A vida é simples

Simplice

A vida é simples

Donzelinhas

Platycnemis pennipes
Recentemente fui a uma zona húmida perto de Sionnet com a intenção de fotografar donzelinhas. As Donzelinhas são da mesma Ordem que as libelinhas, e têm bastantes características em comum, mas são muito mais pequenas (a maioria tem menos de 4cm de comprimento), têm os olhos mais afastados, e quando pousadas as asas ficam praticamente paralelas ao corpo.

Ischnura elegansSympecma fusca (?)

Devido ao seu pequeno tamanho, só os mais atentos conseguem reparar na sua existência, apesar das cores vivas da maioria das espécies. Encontram-se na maioria dos sítios onde existem águas não muito profundas, despoluídas, e ricas em vegetação. Normalmente são encontradas na vegetação perto da beira da água.

Calopteryx haemorrhoidalisIschnura elegans

Assim como as libelinhas, as donzelinhas são exímias caçadoras de insectos, apanhando-os muitas vezes em pleno voo. Têm um ciclo metamórfico com uma fase larvar aquática. Colocam ovos na água, de onde saem as ninfas. As ninfas são também carnívoras, e alimentam-se de larvas de outros insectos e outros pequenos animais aquáticos. Após várias fases de crescimento, a ninfa sobe a vegetação para fora de água, e a donzelinha emerge deixando para trás uma casca.

Para mim são os insectos que me dão mais gozo encontrar e fotografar.

6 comentários

Comentar post