Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Simplice

A vida é simples

Simplice

A vida é simples

Publicidade

O touro de bronze

Diria-se que eu, depois de tantos anos activo no cristianismo, de ter estudado Teologia no Instituto Bíblico Português, de ter liderado e semi-liderado vários departamentos em várias igrejas, e ter estado por dentro de quase todas as denominações evangélicas imagináveis, e de em todo esse tempo ter estudado e interagido com tantas outras, e de ter de várias formas combatido e enfrentado todo o tipo de erros teóricos e práticos, que dificilmente me deixaria surpreender por algo que os cristãos façam. Afinal de contas já vi de tudo, desde hipocrisias a extremismos, desde apatia a milagres. Mas nada do que vi me preparou para isto:



Passo a explicar o que eles estão a fazer. Estão a orar a Deus para que o sistema económico recupere. E se não bastasse isso, estão a fazê-lo junto ao touro de bronze de Wall Street, símbolo da economia americana. Eu sei, quem não é cristão não deve estar a ver a ironia disto. Talvez com algumas passagens Bíblicas, fique mais clara a minha estupefacção:

"Ninguém pode servir a dois senhores: ou não gostará de um deles e estimará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro." (Mateus 6:24)

"Vendo que Moisés demorava a descer do monte, o povo reuniu-se à volta de Aarão e disse-lhe: «Vamos! Façamos para nós um deus que caminhe à nossa frente, pois a Moisés, esse homem que nos persuadiu a sair do Egipto, não sabemos o que lhe terá acontecido.» Aarão respondeu-lhes: «Tirai as argolas de ouro das orelhas das vossas mulheres, dos vossos filhos e das vossas filhas, e trazei-mas.» Eles tiraram as argolas que tinham nas orelhas e levaram-nas a Aarão. Recebeu-as das mãos deles, deitou-as num molde e fez um bezerro de metal fundido. Então exclamaram: «Israel, aqui tens o teu deus, aquele que te fez sair do Egipto.» Vendo isso, Aarão construiu um altar diante do ídolo, e disse em voz alta: «Amanhã haverá festa em honra do SENHOR.» No dia seguinte de manhã, ofereceram holocaustos e sacrifícios de comunhão. O povo sentou-se para comer e beber e depois levantou-se para se divertir.
O SENHOR disse a Moisés: «Vai, desce, porque o teu povo, aquele que tiraste do Egipto, está pervertido. Desviaram-se bem depressa do caminho que lhes prescrevi. Fizeram um bezerro de metal fundido, prostraram-se diante dele, ofereceram-lhe sacrifícios e disseram: «Israel, aqui tens o teu deus, aquele que te fez sair do Egipto.»"
(Êxodo 32:1-8)

Como é possível o povo cristão estar tão cego, que em vez de se preocuparem com os problemas de injustiça no mundo, com a fome, com a pobreza, estão antes preocupados com o sistema monetário actual? Onde está a nossa segurança? O que é que dita o nosso sistema de valores? A quem damos a nossa aliança? O sistema financeiro, ou Deus?

Visto aqui, e com origem aqui.

Publicidade

Comentar:

CorretorEmoji

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.