Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Simplice

A vida é simples

Simplice

A vida é simples

Publicidade

A nova Internet

Ultimamente tenho pensado bastante sobre a nova internet, ou a integração na internet.

Antes cada um tinha o seu espaço privado, a sua casa ou loja, e uma espécie de páginas amarelas (google). Depois foram surgindo peças que ligavam esses espaços privados, como os feeds RSS. Já isso criou um afastamento entre o produtor de conteúdos e o consumidor. E por fim houve a mudança para as pequenas mensagens, e o que antes era a cola entre as várias partes passou a ser o centro de tudo.

Neste momento os sites e blogs perdem cada vez mais a sua razão de ser porque tudo passa a basear-se nos relacionamentos. Nós já não nos interessamos nos conteúdos por si próprios, o que nos interessa é o relacionamento que temos com quem cria esses conteúdos

Não é que isso seja mau, mas a dificuldade que isso criou é que nos dias de hoje, para que publicites os teus conteúdos, tens que criar relacionamentos com as pessoas, e a melhor forma de o fazer é estar onde as pessoas estão.

Por exemplo, no facebook na melhor das hipóteses podes colocar links para os conteúdos, mas só os teus contactos vão ligar a esses links. Se criares um post no teu blog, tens hoje muito menos visitas directas, ou mesmo acessos por RSS, do que há um ano atrás. Qualquer interacção social já não é feita nos comentários do blog, os únicos comentários são de pessoas a te fazer perguntar directamente a ti.

Se alguém comentar um post teu no facebook ou no facebook, aí sim, é criada uma dinâmica completamente diferente, e como alguns dos contactos até se conhecem entre si, pode gerar-se discussões muito interessantes.

Mas essa criação de contactos é um processo muito moroso, envolve muito tempo. Antes as pessoas vinham ter contigoi, agora tens de ser tu a ir ter com elas. Isto torna o processo demasiado desgastante. Para que é que eu vou criar um novo post no blog, se para que as pessoas o leiam, eu vou ter de andar atrás das pessoas? Não estou para isso.

Por isso deixamos de escrever no blog, e passamos a escrever pequenas mensagens no twitter ou no facebook, e com isto perde-se muito conteúdo de valor.

Isso não é tão importante para quem tem um blog para mandar postas de pescada, como é o meu caso. Mas para quem tem o intuito de publicitar o seu trabalho (um fotógrafo, um mecânico, etc) torna-se demasiado pesado. Além de desempenharem a sua profissão, têm de gastar horas por semana a criar contacto com novas pessoas através dos sites sociais.

Para quem tem um site com o qual pretende obter algum lucro (Utilizemos como exemplo o Adegga, a solução passa pela criação de aplicações em diversas plataformas (Facebook, iPhone, Android, etc). Aplicações essas que são interfaces completos para a informação do site, e que permitem uma interacção social entre os utilizadores. Mas mais importante, que essa interacção não permaneça apenas em cada uma das plataformas. Quem usa uma app iPhone para lidar com o Adegga, deve ver os comentários colocados noutra plataforma (por exemplo Facebook), e ser capaz de responder aos comentários feitos noutras plataformas.

No fundo o que se pretende é uma integração total de todas as plataformas à volta do nosso produto. O site passa a ser um repositório central que providencia dados e apis para os vários interfaces. E é possível monetizar tudo isso nas várias plataformas, principalmente através de publicidade, mas também por venda de conteúdos premium, ou venda das próprias aplicações, dependendo do modelo de negócio que faz sentido.

Nos dias de hoje não basta ter o site ou o blog. É preciso ir onde as pessoas estão, e criar lá interfaces que levem as pessoas a usar os nossos serviços.

Publicidade

Comentar:

CorretorEmoji

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.